UC integra consórcio para lançamento de Cursos Técnicos Superiores Profissionais na área agroalimentar em Alcobaça

Parceria tem como objetivos promover a formação de excelência em práticas agrícolas sustentáveis e preparar os alunos para os desafios do setor agrícola contemporâneo. Primeiro curso, em Tecnologias de Produção Integrada em Hortofrutícolas, arranca já este ano letivo.

20 setembro, 2024≈ 3 mins de leitura

Pró-Reitor da UC, Nuno Mendonça, discursa durante a cerimónia de apresentação do consórcio

© EPADRC

A Universidade de Coimbra (UC) integra um consórcio para a criação de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP) na área agroalimentar, que foi lançado oficialmente hoje (sexta-feira, 20) em Alcobaça. O projeto – que resulta da colaboração entre a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, o Município de Alcobaça, a UC, a Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Cister (EPADRC) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) – tem como objetivos promover a formação de excelência em práticas agrícolas sustentáveis e preparar os alunos para os desafios do setor agrícola contemporâneo.

Com a experiência e o conhecimento das instituições envolvidas (integrando ensino profissional agrícola e ensino superior), os parceiros esperam oferecer uma formação de qualidade, que vá ao encontro das necessidades do mercado, proporcionando aos alunos uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos, mas também preparando-os para enfrentar desafios atuais como as alterações climáticas e a necessidade de práticas agrícolas mais sustentáveis.

A nova oferta formativa contempla dois cursos TESP, um em Tecnologias de Produção Integrada em Hortofrutícolas, que arranca já este ano letivo (2024/25), e outro em Inovação Gastronómica, que se iniciará em 2025/26.

Este ano letivo, os espaços formativos serão as instalações do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA) e da Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Cister, também em Alcobaça, bem como os campos experimentais do INIAV.

Na cerimónia de lançamento oficial – que se realizou nas instalações da EPADRC e contou com a participação do Pró-Reitor da UC para a Relação com as Empresas, Nuno Mendonça – os membros do consórcio declararam a ambição de que este projeto fortaleça a ligação entre as instituições de ensino e o sector produtivo, criando oportunidades de estágio e inserção profissional para os seus alunos, robustecendo assim o corpo técnico do tecido empresarial do território.

Partilhe