UC dá as boas-vindas ao novo ano letivo com música no Pátio

Milhares de pessoas marcaram presença no espetáculo que contou com a participação da artista Bárbara Tinoco, da Big Band Rags e o acolhimento do Reitor da UC e do presidente da AAC.

MC
Marta Costa
12 setembro, 2024≈ 4 mins de leitura

© NMAR | Felippe Vaz

São milhares os estudantes que agora começam o percurso numa “Universidade com muita história, mas que olha para o futuro e prepara as pessoas para o futuro”. No concerto de acolhimento, as primeiras palavras do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, foram para quem acaba de chegar à UC e começa o percurso no Ensino Superior.

A noite arrancou com a Big Band Rags, formada por elementos da Tuna Académica da UC, tendo como pano de fundo a Via Latina. O palco para o espetáculo, que mais tarde acolheria também a artista Bárbara Tinoco, foi o Pátio das Escolas, e muitos foram os que se apresentaram à chamada para assistir ao momento.

“Se olharem para a esquerda, para a direita, a toda a volta, vão ver aqui a vossa rede social dos próximos 30 anos”, sublinhou Amílcar Falcão, garantindo que é “esta amizade e união da Academia” que cria “conexão e a ligação” no futuro. O Reitor da UC admitiu que “a grandeza da Universidade de Coimbra só é percetível quando terminado o percurso na UC”. “E nesse dia, terão saudades do que vão aqui viver, que é único”, acrescentou. No entanto, o responsável deixou o desejo de que “tudo corra bem e que se sintam felizes, tudo faremos para que que isso aconteça. O vosso sucesso é o nosso sucesso”.

Foi com uma também com uma mensagem de boas-vindas à “maior e melhor Universidade do País” que o presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Renato Daniel, começou o seu discurso. O estudante lembrou que quem chega pertence agora a “mais de sete séculos de história de uma Academia completamente incomparável com qualquer outra instituição de Ensino Superior no nosso País”. “Fazem também parte de uma estrutura que vos dá formação para além da letiva, no espaço da sala de aula”, lembrou Renato Daniel. Com a AAC, a todos é permitida uma formação “em termos desportivos, culturais, cívicos e políticos”. O dirigente estudantil deixou o convite para que, tanto novos como atuais estudantes, se envolvam em todas as atividades.

"Foi mágico". Bárbara Tinoco, após o espetáculo, mostrou-se "muito feliz" pela oportunidade de tocar num espaço "tão bonito" como a Universidade de Coimbra. "De facto, é engraço vir aqui e tocar", seguindo os passos do "mentor" Miguel Araújo, cabeça de cartaz na Semana e Acolhimento da UC em 2023. "Se desse para ter um sonho, tinha sonhado tocar aqui", acrescentou a artista.

O espetáculo faz parte da Semana de Acolhimento e Integração da UC 2024. A programação completa está disponível em https://www.uc.pt/novos-estudantes/semana-acolhimento/.

Saiba mais aqui.

Partilhe