Peça "As Secretárias" no TAGV a 7 de fevereiro

16 janeiro, 2025≈ 3 mins de leitura

"As Secretárias", um texto The Five Lesbian Brothers com tradução original e encenação de Maria Inês Marques, vai estar no Tetaro Académico de Gil Vicente (TAGV) a 7 de fevereiro, pelas 21h30.

Passada na cidade fictícia de Big Bone (Oregon) “antes do Windows ‘95”, "As Secretárias", do coletivo norte-americano feminista The Five Lesbian Brothers, conta a história de cinco mulheres que asseguram o trabalho administrativo numa grande fábrica de madeira (Cooney Lumber Mill). Confinadas a um escritório estéril e a um emprego que tem como principal função perpetuar o lucro do dono da empresa e alimentar os fetiches machistas dos funcionários, as mulheres criam um culto secreto que tem como suposta missão a reparação das injustiças de género na empresa, através do massacre mensal de um lenhador, na primeira noite das suas menstruações sincronizadas.
Estreado em 1993 no mítico WOW Café, em Nova Iorque, The Secretaries marcou a vanguarda teatral americana na década de 1990. Três décadas depois, o texto recebe a sua estreia nos palcos portugueses, num espetáculo claustrofóbico que recupera a estética dos slashers e da ficção televisiva dos anos 80 e 90, propondo um estudo rigoroso e desconfortável sobre a infiltração insidiosa do patriarcado no universo profissional, político e interpessoal das mulheres.

A peça é uma coprodução Teatro Municipal do Porto, Teatro Nacional Dona Maria II, Teatro Académico de Gil Vicente, Cineteatro Louletano. Os bilhetes variam entre os 7 e os 5 euros.

Mais informações em https://tagv.pt/agenda/as-secretariastraducao-original-e-encenacao-de-maria-ines-marques/.

Partilhe