Sexta de Ciência antecipa NEI 2024

São 75 pontos que integram a Rota da Ciência, entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio, na Noite Europeia dos Investigadores 2024. A organização levantou o véu do evento que decorre entre as 17 horas e a meia noite.

KP
Karine Paniza
MC
Marta Costa
22 setembro, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A 27 de setembro, entre as 17 horas e a meia-noite, arranca na Baixa de Coimbra, a 4.ª edição da Noite Europeia dos investigadores (NEI). A apresentação foi feita pela coordenadora do projeto, Ana Santos Carvalho, durante o evento Sexta de Ciência, que desvendou a iniciativa no local.

Centros de investigação da Universidade de Coimbra (UC) foram convidados a vir até à Baixa e “apresentar a ciência que fazem no seu dia-a-dia”, explica a responsável. O objetivo é, “não só dar a conhecer e alertar para a relevância da ciência e da comunicação de ciência na nossa cidade”, mas também criar a oportunidade de discussão sobre os desafios globais. Ana Santos Carvalho explica que, desta forma, cidadãos e os cientistas podem, em conjunto, “perceber quais os problemas do planeta, pensar sobre eles e, de alguma forma, também poderem atuar para os resolver”.

Ao longo das ruas, desde o Largo da Portagem até à Praça 8 de Maio, passando pelas Ruas Ferreira Borges e Visconde da luz, são mais de 75 pontos de investigação. Vai ser possível conversar sobre temas como a robótica ou o mundo dos microscópios, fazer atividades, lançar desafios, com experiências para todas as idades.

Este ano a novidade desvendada é que a NEI vai ser um Eco Evento. “Tentámos reduzir ao máximo tudo o que seja desperdício e mais do que isso, reutilizar os materiais que temos usado nas últimas edições", explica Ana Santos Carvalho. A coordenadora acrescenta que há "ainda uma aplicação que tem um mapa em que todos os participantes podem explorar e evitar tudo o que sejam panfletos e desperdícios de papel".

“A Noite Europeia dos Investigadores está aqui na Baixa, graças a uma co-organização com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, sem a qual seria impossível este evento”, sublinha Ana Santos Carvalho. O evento conta ainda com o apoio da União de Freguesias de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra.

O tema na edição de 2024 é “SCIGLO: Ciência para os Desafios Globais”. Para além de Coimbra, a Noite Europeia dos Investigadores vai ter atividades também a decorrer em Braga, Évora e Lisboa.

Saiba mais sobre a NEI2024 e as várias atividades que se inserem na programação do evento aqui.