SCUC 2025 - Cantar a Poesia
O espetáculo celebra a poesia e o poder da palavra, homenageando alguns dos grandes poetas e poetisas portugueses, como Manuel Alegre, Fernando Pessoa e Florbela Espanca.
O Salão S. Tomás de Aquino, no Seminário Maior de Coimbra, é o palco escolhido para receber o espetáculo "Cantar a Poesia", um concerto que presta homenagem à poesia portuguesa através da música. Integrado na XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, o evento tem lugar a 8 de março, às 21h30, e propõe uma viagem lírica e musical pelos temas do amor, da saudade e da liberdade, celebrando autores como Manuel Alegre, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Luís de Camões, Ary dos Santos e José Régio, entre outros.
Com arranjos originais do Maestro Augusto Mesquita, o espetáculo é interpretado pelo Coro Alma de Coimbra e acompanhado por um grupo de instrumentistas. A iniciativa tem como objetivo valorizar o património poético nacional, tornando a poesia acessível através da música.
"O Alma de Coimbra tem na sua discografia temas de alguns poetas e resolvemos completar o repertório com mais quatro canções, criando um programa dedicado exclusivamente a poetas nacionais. Será um concerto com obras de grande importância, incluindo um poeta de Coimbra", explicou o Maestro Augusto Mesquita, responsável pelos arranjos e direção musical do espetáculo.
O programa inclui interpretações de poemas clássicos e inéditos, numa abordagem inovadora. "Começamos por trazer os poemas que já tínhamos cantado e depois acrescentámos mais alguns novos. No repertório já tínhamos temas de Pedro Homem de Mello, José Régio e outros poetas fundamentais da nossa cultura. Desta vez, incluímos também Edmundo Bettencourt, um poeta de Coimbra que merece ser mais reconhecido", destacou o maestro.
O concerto conta ter ainda momentos especiais, como a estreia absoluta da peça "Mar Português", de Fernando Pessoa, e novos arranjos para obras como "Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades", com poesia de Luís de Camões, e "Canção de Madrugar", de Ary dos Santos. "Num programa não se pode ter só o que já é muito conhecido. É necessário incluir peças menos divulgadas, mas que tenham valor", sublinhou Augusto Mesquita.
O espetáculo vai reunir um total de 47 músicos em palco, incluindo 42 coralistas, quatro instrumentistas e o maestro. O acompanhamento instrumental será assegurado por Rita Seara (piano), Luísa Mesquita (contrabaixo e guitarra), Joana Borges (violino) e Ana Sadio (guitarra portuguesa).
A Associação Alma de Coimbra, responsável pelo concerto, é composta por cerca de 50 coralistas e instrumentistas e tem como missão a divulgação da poesia e da música portuguesa, tanto em Portugal como além-fronteiras. Criado há 18 anos, o coro já realizou cerca de 300 concertos nacionais e internacionais, promovendo a riqueza da língua portuguesa através da música.
Cantar a Poesia
- Música
- Seminário Maior de Coimbra
Este espetáculo pretende celebrar a poesia e o poder da palavra, homenageando alguns dos grandes poetas e poetisas portugueses, como Manuel Alegre, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, com arranjos originais do Maestro Augusto Mesquita. Temas como o amor, a saudade e a liberdade, explorados pelos poetas, serão (re)descobertos numa viagem musical e lírica que honra a herança cultural de Portugal, procurando inspirar o público a descobrir a força da poesia.
- 8 de março - 21h30
- Associação Alma de Coimbra