SCUC 2025 - Timeline Icebergues

Instalação artística sonora poética, composta por imagens camonianas e poemas medievais, ocupa o Largo do Paço do Conde até 15 de março.

AB
Ana Bartolomeu
03 março, 2025≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A falta de referências sobre a vida de Luís Vaz de Camões, "a começar logo pelo rosto dele", inspirou a instalação Timeline Icebergues, explica o diretor artístico António Azenha, da Associação Cultural Videolab. "Parece que durante 500 anos Camões ficou congelado", acrescenta. Em Timeline Icebergues é como se um "icebergue enorme" fosse descongelando, por camadas, colocando a descoberto "um grande resumo da vida de Camões". Como professor de desenho na Escola Infanta Dona Maria, António Azenha colocou o desafio aos seus estudantes que, cada um à sua maneira, representaram o rosto do poeta.

Os trabalhos estão instalados na "Loja Zero", no Largo do Paço do Conde, em plena baixa de Coimbra. Na montra pode ver-se "Vaz Game Map", uma escultura que procura refletir "a vida de Camões, que sempre foi um jogo, desde a prisão a ser exilado". António Azenha destaca ainda "Camões Knowledge", uma peça que mostra o interior de uma mala de viagem e que contém as inspirações literárias do poeta. Entre outros objetos pessoas, também se encontra a primeira capa d' Os Lusíadas, onde está aquele "que terá sido o primeiro retrato de Camões", salienta o artista.

É no interior do estabelecimento que se consegue absorver todo o conceito da instalação. As obras são acompanhadas por uma "textura sonora", da autoria do músico Felipe Rocha, e por um poema musicado, idealizado pelo arquiteto e poeta Ruy Sarno. "A poesia lírica de Camões transmite-nos imagens e sons", pelo que a presença de som é uma tentativa de "dar mais evidência a esse aspeto", explica António Azenha.

A inicitiva integra a programação da XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC). Para o artista, participar na SCUC é "muito importante" para a Associação Cultural Videolab, e não só. "A Universidade está interligada com o meio artístico" e este tipo de iniciativas "abrange uma série de associações", dando o apoio necessário e a oportunidade para desenvolverem "investigações estéticas ou sonoras".

Timeline Icebergues é uma instalação artística da Associação Cultural Videolab que pode ser visitada até 15 de março.

Timeline Icebergues


  • Instalação artística
  • Largo do Paço do Conde n.º1

Instalação artística sonora poética, composta por blocos de vidro, arquivo de imagens camonianas, poemas medievais, diversidade hermenêutica, colados em rede com infinitas ligações, como micro-internets, cobertos de resina, gerando a sensação de estarem suspensos dentro de uma matriz transparente de sucessivas camadas e criando a ilusão ótica tomográfica. Desenhos no espaço, de um passado da representação humana mais identificável da arte e um futuro da forma humana, reformatada, precária e transmeável pela mudança tecnológica e ecológica.

  • 1 a 15 de março
  • Associação Cultural Videolab
Partilhe