SCUC 2025 - Poemas de Barro
Com lotação esgotada, cerca de 15 crianças colocaram as mãos no barro e criaram esculturas a partir de poemas musicados.
Pode um poema ser feito de barro? E que forma teria? Foi este o desafio lançado em "Poemas de Barro", iniciativa dirigida a crianças e inserida na XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC). A atividade deu asas à imaginação dos mais novos que, depois de ouvirem poemas musicados, puseram as mãos no barro para criar esculturas.
"É uma mistura de várias artes: a música, o poema e cerâmica", explica Juliana Marcondes, ceramista do Atelier Ceramicar-te. A ideia é "proporcionar uma experiência onde as crianças tenham contacto com poemas musicados e depois materializem no barro aquilo que as chamou mais a atenção". A atividade procurou estimular os "diferentes sentidos" dos mais pequenos, acrescenta Juliana Marcondes.
Com um repertório específico voltado para a infância, Alex Lima, parceiro da Peripécias Coloridas - Associação Cultural e Artística, deu sonoridade a poemas "que não substimam a inteligência das crianças". Acompanhado pela guitarra, Alex Lima interpretou obras de Fernando Pessoa, José Paulo Paes e Cecília Meireles. O artista "navegou" entre os poemas, misturando "música e brincadeira" e captando a atenção do jovem público.
Para Juliana Marcondes, que se estreia este ano na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, participar na SCUC é uma oportunidade de "trazer a Universidade para dentro do Atelier Ceramicar-te e para dentro da LUFAPO HUB". A ceramista considera "muito interessante e importante juntar as instituições e inserir a Universidade de Coimbra dentro das comunidades, no contexto quotidiano das pessoas que não estão na academia".
"Poemas em Barro" reuniu, a 9 de março,15 crianças entre os 6 e os 10 anos no Atelier Ceramicar-te, com sede na LUFAPO HUB.
Poemas de Barro
- Atividades para Crianças
- Ceramicarte — LUFAPO HUB
Oficina de moldagem de barro, dirigida a crianças que serão convidadas a colocar as mãos no barro e a criar formas, tendo como inspiração poemas musicados. Um convite ao estímulo dos sentidos e da imaginação, tendo como resultado um poema em forma de escultura.
- Peripécias Coloridas — Associação Cultural e Artística