SCUC 2025 - Do Lado Errado da Fronteira

A performance tem lugar no Seminário Maior de Coimbra a 15 de março, pelas 18 horas.

AB
Ana Bartolomeu
14 março, 2025≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

"Do lado Errado da Fronteira" percorre os corredores do Seminário Maior de Coimbra, e leva o público a cruzar a fronteira, numa reflexão sobre "o respeito dos direitos humanos, sobretudo nas pessoas mais vulneráveis e, neste caso concreto, dos refugiados", explica Paula Santos, da Associação Cultural e Artística "Grande Coisa!". "Queremos que o público sinta connosco o que é estar do lado errado da fronteira", salienta.

"Há pessoas que incompreensivelmente recusam a entrada destas pessoas, seja na Europa ou nos Estados Unidos", lembra o presidente de "Grande Coisa!", Carlos Campos. Por ser uma questão que preocupa todos os membros da Associação, surgiu a ideia de a retratar "de uma forma artística". Na performance são utilizados adereços que representam "o símbolo do percurso que as pessoas fazem à procura de uma vida melhor". Ao longo da travessia, o público sente as dificuldades do caminho e, acima de tudo, da chegada a um novo país. "Não nos podemos esquecer dos outros, não podemos esquecer aquilo que nós somos e aquilo que podemos defender", defende Carlos Campos.

Esta é a primeira vez que a Associação Cultural e Artística "Grande Coisa!" participa na Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC). A associação decidiu trazer "Do Lado Errado da Fronteira" à programação da SCUC para mostrar "à comunidade da Universidade de Coimbra que podemos transmitir ideias e fazer política através da arte", refere Carla Gomes, da "Grande Coisa!". Na performance participam pessoas sem qualquer experiência prévia na representação porque "todos nós podemos fazer arte".

Integrada na XXVII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, com o tema "Poesia", a performance conta com poemas de Filipa Leal, Nuno Júdice, Refaat Alareer e Zaynam Azam. Numa criação artística da autoria de Carla Gomes, Carlos Campos, Eurídice Rocha e Paula Santos, "Do Lado Errado da Fronteira" é apresentada a 15 de março, pelas 18 horas, no Seminário Maior de Coimbra. A entrada é gratuita.

Do Lado Errado da Fronteira


  • Performance
  • Seminário Maior de Coimbra

As fronteiras… Linhas que separam seres humanos. Apenas. Linhas imaginárias, impostas. Dificultam o movimento. Os dois lados... E se amanhã estiver do lado errado? Pensarei da mesma maneira? Saberei receber o outro? Sorrir com o outro? Experimentemos dar um salto. Ir ao outro lado, perder o medo e olhar o outro, aprender com o outro, ouvir a sua história e contar a nossa. E no fim dar-lhe um abraço e recebermos outro na eterna esperança de que um dia será assim.

  • Associação Cultural e Artística Grande Coisa!
  • Entrada Gratuita
Partilhe