Qual a probabilidade do impacto de um asteroide arruinar o seu dia?
A observação noturna especial é acompanhada de uma palestra do professor de Física e Astronomia da Universidade da Flórida Central, nos EUA, Humberto Campins.
Será que um asteroide pode cair na Terra e causar devastação? "Depende do tamanho e se o asteroide é suficientemente grande para afectar a civilização, mas é muito improvável, por isso a resposta curta à pergunta é não". Essa é a resposta dada pelo professor de Física e Astronomia da Universidade da Flórida Central, Humberto Campins. O especialista internacional em asteroides e cometas está na Universidade de Coimbra (UC) para dar uma palestra sobre os recursos e os perigos dos asteroides, a origem da vida na Terra e o futuro da exploração espacial.
Colaboração é a palavra chave para Humberto Campins porque "permite uma troca de conhecimentos que é benéfica para todos nós. É uma oportunidade de aprender e crescer juntos", afirmou.
O especialista também observou a complementaridade entre as duas universidades, "vejo muita sinergia entre a minha universidade em Orlando, nos Estados Unidos, e a Universidade de Coimbra, em maneiras pelas quais podemos ajudar uns aos outros". "A UC tem um grupo muito forte em geociências, e não temos isso em Orlando, mas temos outras áreas das quais podemos nos beneficiar mutuamente", sugere.
"O Humberto Campins veio a convite do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da UC (CITEUC) e aproveitamos para convidá-lo para realizar algumas atividades no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC)", explica o subdiretor do OGAUC, Nuno Peixinho.
O responsável enfatizou também importância desta colaboração: "Humberto Campins é um especialista em asteroides, ou seja, os chamados pequenos corpos do sistema solar, aqueles que são essencialmente rochosos, que estão mais perto do Sol, e eu trabalho essencialmente com os que são mais ricos em gelo, os que estão mais longe do Sol. O curioso é que as técnicas para os estudar são as mesmas, só que eles depois têm propriedades diferentes e é preciso fazer muitas vezes a ligação entre os dois."
A observação noturna especial tem lugar a 9 de agosto, pelas 21 horas e vai contar com a palestra “How likely is an asteroid impact to ruin your day?”, proferida por Humberto Campins no Observatório Geofísico e Astronómico da UC, em Santa Clara. Já no dia 10 de agosto, pelas 21H15, há outra observação noturna. As vagas são limitadas e carecem de inscrição em visitas.oga.astro@fct.uc.pt. A participação tem um custo de 2€ por pessoa.
Conheça toda a programação do OGAUC aqui.