"Potenciar sonhos e transformar vidas": Universidade de Coimbra lança projeto IN4DREAM

O projeto vai apoiar o desenvolvimento e sucesso de jovens pré-universitários em escolas TEIP e organizações sociais.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
18 dezembro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

A Universidade de Coimbra (UC) lançou, a 18 de dezembro, o projeto IN4DREAM, desenvolvido em parceria com a Associação Académica de Coimbra (AAC) para promover o desenvolvimento e o sucesso escolar de jovens pré-universitários residencializados e/ou inseridos em escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária).

O IN4DREAM é um projeto inovador no ensino superior nacional, com o objetivo geral de “reduzir as dificuldades académicas e psicossociais e contrariar as profecias autorrealizadas de jovens pré-universitários em contextos de maior vulnerabilidade”. No seu âmbito, os estudantes da UC vão dinamizar ações de tutoria, promover a literacia e organizar bootcamps de inovação social junto de jovens de contextos sociais com menores oportunidades, residentes em organizações sociais e/ou escolas TEIP do município de Coimbra.

Cristina Albuquerque, Vice-Reitora para o Ensino e Atratividade, sublinhou o impacto transformador da iniciativa, “este projeto visa potenciar sonhos e transformar vidas. A ideia é neutralizar expectativas negativas e profecias auto-realizadas que muitas vezes limitam os jovens devido ao seu contexto familiar ou social”. Segundo a Vice-Reitora, o grande objetivo é promover uma mudança de perspetiva, “temos várias ações de desenvolvimento holístico, que incluem competências socioemocionais, culturais e de cidadania ativa, mostrando-lhes que podem transformar a sua própria vida e a vida dos que os rodeiam.”

"A AAC estará próxima destes jovens, identificando problemas e propondo soluções. Como jovens, conseguimos fazer parte da solução para outros jovens, atuando de forma mais próxima e efetiva”, destaca a vice-presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Bruna Frederico. A vice-presidente reforçou ainda a importância de projetos como o IN4DREAM na integração de futuros estudantes universitários, “ao atuarmos desde cedo, estamos a contribuir para o sucesso daqueles que, no futuro, farão parte da nossa comunidade estudantil.”

A apresentação do projeto IN4DREAM – que é financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Portugal Inovação Social – contou ainda com as intervenções da representante da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social na Região Centro, Luísa Bernardes, de Rosário Pinheiro, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação que abordará o tema “Profecias Autorrealizadas” e de Inês Rocha de Gouveia, administradora da Fundação Santander Portugal, que integra igualmente o projeto, enquanto "investidor social".

Foram ainda celebrados protocolos com diversas escolas e organizações sociais que vão integrar o projeto.

Parcerias


Associação Académica de Coimbra

Instituições Sociais:

  • Casa da Infância Doutor Elysio de Moura
  • Equip. da casa de Formação Cristâ da Rainha Santa
  • Colégio de S. Caetano - Santa Casa da Misericórdia
  • Lar São Martinho do Bispo
  • Comunidade Juvenil Francisco de Assis - Casa de Acolhimento Residencial - Polo Eiras
  • Lar do Gaiato - Obra Padre Américo
  • Centro de Acolhimento do Loreto - Instituto da Segurança Social

Escolas TEIP:

  • Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis
  • Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel - Escola Básica Rainha Santa Isabel

Investidor Social:

  • Fundação Santander Social