Orphika 2024: Workshop de Percussão Baiana

A formação culmina com o espetáculo "Coimbra de Volta à Baía de Todos os Santos", que percorre as principais ruas da Baixa da cidade no domingo, 17 de novembro, pelas 16 horas.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
16 novembro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

“Está a ser maravilhoso, com muita aprendizagem”, conta André Matos, participante do workshop de Percussão Baiana, a decorrer no âmbito da 6ª edição do Ciclo de Música Orphika. “Toco guitarra e baixo, não necessariamente instrumentos de percussão, mas sempre tive vontade de estar nesse meio coletivo de roda e de música”, acrescenta.

Durante dois dias, o edifício da Associação Académica de Coimbra acolhe as influências rítmicas da Bahia. O workshop está a cargo de Diogo “Presuntinho”, que mistura a força da percussão afro-brasileira com a intensidade do samba.

O evento é organizado pela Peripécias Coloridas - Associação Cultural e Artística, através do Bloco do Beco, que há muito tinha a “vontade de trazer outras influências rítmicas”, em particular “os ensinamentos de grupos afro da Bahia”, explica Rodrigo Silveira, um dos responsáveis pela iniciativa.

Para além dos habituais membros do Bloco do Beco, o grupo abriu a participação à comunidade e sentiu "uma forte adesão".

"Essa alegria e essa musicalidade característica” são para ser levadas para a rua, com o espetáculo "Coimbra de Volta à Baía de Todos os Santos". "O Carnaval não é somente uma data, é uma energia que vai confluindo e que só faz sentido na rua, com a comunidade", defende Rodrigo Silveira.

Os rítmos da percurssão Bahiana saem da Praça 8 de Maio amanhã, dia 17 de novembro, pelas 16 horas, e percorrem as principais ruas da Baixa de Coimbra.

Consulte a programação completa do ciclo de música Orphika 2024.

Coimbra de Volta à Baía de Todos os Santos


∙ Concerto World Music

∙ Av. Ferreira Borges / Av. Visconde da Luz / Praça 8 de Maio

∙ 17 de novembro l 16 horas

O projeto “Coimbra de Volta à Baía deTodos os Santos ” visa tornar novembro um mês de resgate da cultura musical baiana em Coimbra. Novembro marca 503 anos da chegada de Gaspar Lemos à “Bahia de Todos os Santos”, cidade reduto da cultura afro-brasileira. O Bloco do Beco, grupo percussivo, irá realizar um cortejo com ritmos oriundos da Bahia, com 30 ritmistas e vários instrumentos.

Organização: Peripécias Coloridas - Associação Cultural e Artística

Partilhe