Orphika 2024: Sons da Lusofonia

O Coro Alma de Coimbra interpreta José Afonso, Carlos Paredes e Fausto Bordalo Dias em Sons da Lusofonia. O concerto tem lugar no Teatro Académico de Gil Vicente, no próximo dia 8 de dezembro, pelas 18 horas.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
06 dezembro, 2024≈ 3 mins de leitura

© Adriano Branco Neves

Sons da Lusofonia é uma homenagem a "três vultos da música portuguesa: Fausto Bordalo Dias, Carlos Paredes e José Afonso", conta o presidente da direção do Coro Alma de Coimbra, José Manuel dos Santos. O concerto sobe ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) no próximo domingo, dia 8 de dezembro, pelas 18 horas, integrado na 6.ª edição do ciclo de música Orphika.

O espetáculo surge da própria génese do Alma de Coimbra, "promover poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa". Em Sons da Lusofonia, o grupo canta obras de "três personalidades que marcaram a música portuguesa, de forma irreverente e vincada, em períodos conturbados da nossa vivência coletiva". José Manuel dos Santos prefere não destacar nenhum dos temas do repertório, "a sua audição será a melhor forma de lhes dar o devido destaque bem como de os perpetuar e manter vivos." Em Sons da Lusofonia vão ser ouvidos "arranjos exclusivos" da autoria do Maestro do coro, Augusto Mesquita. Na opinião do presidente da direção, é no Maestro que reside "o talento e a criativade" do Alma de Coimbra.

"Enquanto instituição da cidade de Coimbra e composta por antigos estudantes da Universidade de Coimbra, é sempre uma honra e um enorme gosto integrar e participar em eventos promovidos pela Alma Mater dos seus constituintes", considera José Manuel dos Santos. O Coro promete continuar a partipar no Orphika bem como "noutros eventos que a nossa Universidade organize e nos reconheça valor para os enriquecer com o nosso repertório."

No próximo domingo, 8 de dezembro, sobem ao palco cerca de 45 elementos do Alma de Coimbra, grupo constituído por um Coro Masculino, acompanhado por piano, contrabaixo, violino e pontualmente percussão e por um Grupo de Guitarras Feminino. Com quatro trabalhos discográficos publicados, o último em 2019 como tributo a Amália Rodrigues, o Alma de Coimbra tem em fase final de preparação o quinto disco, agora em tributo a José Afonso.

Sons da Lusofonia – José Afonso + Carlos Paredes + Fausto Bordalo Dias


∙ Concerto de música ligeira portuguesa

∙ TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente

Neste concerto homenageia-se a vida e a obra de três ícones da música de intervenção em Portugal: José Afonso, Carlos Paredes e Fausto Bordalo Dias. Através das suas vozes e composições, estes artistas transformaram a música num poderoso meio de resistência, liberdade e afirmação cultural, ilustrando as lutas e esperanças de diferentes gerações. Dirigido pelo Maestro, Professor Augusto Mesquita, que é também o autor dos arranjos corais de todos os temas que o Coro Alma de Coimbra interpreta, o grupo é acompanhado por piano, contrabaixo, violino, percussão e ainda por um Grupo de Guitarras no feminino.

Organização: Universidade de Coimbra | Alma de Coimbra

Bilhetes disponíveis na bilheteira do TAGV (bilhete normal: 10€)

Partilhe