Orphika 2024: Nas Vésperas de Natal

O concerto teve lugar a 24 de novembro na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
25 novembro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

25 cantores escolheram a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco como palco para o concerto “Nas Vésperas de Natal”, uma celebração musical integrada no Ciclo de Música Orphika e promovida pela Associação Cultural - Os Destacados. O Coro Staccato, dirigido pelo maestro João Sebastião, apresentou uma programação dedicada às composições do Advento.

O maestro destacou a essência do espetáculo, "trazemos peças para dar a sensação do que o advento representa, que é esperança".

Com um repertório que transitou entre as melodias tradicionais e obras de diferentes latitudes, o maestro afirmou que o espetáculo consistiu principalmente em música anglo-saxónica, com os "greatest hits do Natal". Houve ainda espeço para a música portuguesa, "iniciamos com uma peça que começa em gregoriano, mas depois tem uma parte polifónica", descreve João Sebastião.

O maestro destacou ainda a entrada em forma de procissão, "os homens vêm de um local e as senhoras de outro, e vamos nos encontrar no palco. Portanto, vai haver uma dinâmica de mise-en-scène que as pessoas não estão à espera".

Entre as peças apresentadas, destacaram-se obras icónicas como In the Bleak Midwinter, de Gustav Holst, Hark! The Herald Angels Sing, Joy to the World e Silent Night. Contudo, o concerto também trouxe momentos de diferentes tradições musicais. "Vamos fazer a ponte com algumas peças fora desse âmbito, ou seja, o nosso repertório principal de Natal é realmente os natais do mundo. Por exemplo, trazemos uma música do Chile, que é um ambiente completamente diferente, e uma outra que é da Guiné", comentou João Sebastião.

"O Festival Orphika, para nós, é o exemplo do que muitas cidades deviam fazer", sublinha o maestro ao destacar o impacto do Ciclo Orphika para a cultura local. "O Orphika tem sido um parceiro incrível, por isso é um festival que está no nosso coração", conclui.

Consulte a programação completa do ciclo de música Orphika 2024.

Partilhe