Orphika 2024: MisaTango - Martín Palmeri

O evento tem lugar a 7 de dezembro, pelas 21h e vai ser interpretado pelo Ensemble de cordas da Orquestra Clássica do Centro, o Coro Coimbra Vocal, a Soprano Lara Martins e João Gentil.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
05 dezembro, 2024≈ 3 mins de leitura

DR

O Pavilhão Centro de Portugal recebe, a 7 de dezembro, pelas 21h, a interpretação de MisaTango de Martín Palmeri, integrada no Ciclo de Música Orphika. A obra combina elementos do tango com a tradição da música sacra. "A proposta surgiu de uma ideia conjunta com o Coro Coimbra Vocal, participante e coorganizador do concerto,” afirma a Presidente da Direção da Associação Orquestra Clássica do Centro, Emília Cabral Martins.

O programa inclui peças de Astor Piazzolla, reconhecido pela sua inovação ao incorporar elementos do jazz e da música erudita no tango, e MisaTango, uma obra composta entre 1995 e 1996. Já apresentada em locais de destaque como o Carnegie Hall de Nova Iorque, a obra foi também interpretada no Vaticano, em homenagem ao Papa Francisco.

Em Coimbra, a execução será realizada pelo ensemble de cordas da Orquestra Clássica do Centro (com Pedro Carvalho, Ana Carvalho, Cristóvão Andrade, Lauro Lira e Rui Morais), a soprano Lara Martins, João Gentil no bandoneon, Pedro Lopes ao piano e o Coro Coimbra Vocal, sob a direção de Sergio Alapont.

Segundo Martín Palmeri, a obra nasceu da convergência entre a sua experiência com tangos e a direção de coros. “Sempre foi minha intenção compor tango para grupos corais, mantendo a essência do género. O latim confere à obra uma qualidade reservada e esotérica que, do meu ponto de vista, tem muito a ver com o tango progressista.”

A Presidente da Orquestra Clássica do Centro destaca a importância de integrar o Ciclo Orphika, uma iniciativa da Universidade de Coimbra: “É um privilégio estarmos associados a este ciclo de referência.” A organização espera que o público saia do concerto “com vontade de ouvir novamente esta obra e os seus intérpretes.”

MisaTango - Martín Palmer


  • Concerto de Música Erudita
  • Pavilhão Centro de Portugal

MisaTango ou Misa a Buenos Aires foi composta pelo argentino Martín Palmeri, entre setembro de 1995 e abril de 1996. Teve a sua estreia a 17 de agosto de 1996 no Teatro Broadway em Buenos Aires. Tem sido interpretada ao longo dos anos em todos os países e em diversos festivais, com destaque para o Festival C’est pas Classique (2014 ) em Nice, França, ou no Carnegie Hall de Nova York sob a regência de Martín Palmeri ( 2016). Foi a obra escolhida para a homenagem ao Papa Francisco (2013), numa referência às suas origens argentinas, no concerto que se realizou na Igreja de Santo Inácio de Loyola, durante o 'Festival Internacional de Música e Sacra Arte', no Vaticano. Em Coimbra, o Ensemble de cordas da Orquestra Clássica do Centro, o Coro Coimbra Vocal, a Soprano Lara Martins e João Gentil no bandoneon, dirigidos por Sergio Alapont, irão interpretar esta obra no concerto MisaTango.

Organização: Universidade de Coimbra | Orquestra Clássica do Centro

Bilhetes disponíveis aqui (bilhete normal: 13€)

Partilhe