Nobel da Literatura 2024: escritora sul-coreana premiada pela sua "intensa prosa poética ”

Han Kang foi distinguida com o Prémio Nobel da Literatura de 2024.

KP
Karine Paniza
11 outubro, 2024≈ 2 mins de leitura

© Ill. Niklas Elmehed © Nobel Prize Outreach

A escritora sul-coreana Han Kang foi distinguida com o Prémio Nobel da Literatura de 2024. O anúncio, feito pela Academia Sueca, elogiou a sua “intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”. A obra de Han Kang é conhecida por abordar questões sobre a condição humana através de um estilo poético e experimental.

Han Kang ganhou notoriedade internacional com o romance "A Vegetariana", publicado em 2007 na Coreia do Sul chegando a receber o Man Booker International Prize. O livro aborda uma mulher que decide parar de comer carne, uma escolha que desafia as normas sociais e familiares, levando a consequências perturbadoras. Outro destaque da sua carreira é o livro "Atos Humanos", que trata do massacre de Gwangju de 1980, um evento que marcou a autora, que na época, vivia na região.

Com o prémio, Han Kang torna-se a primeira autora sul-coreana a ganhar o Nobel da Literatura e a 18.ª mulher a receber o galardão. A sua escrita, repleta de imagens poéticas com uma forte ligação entre trauma, história e identidade pessoal, posiciona-a como uma voz “inovadora na prosa contemporânea”, explica o Comité em nota de imprensa.​ Paralelamente à escrita, a autora dedicou-se também à arte e à música, o que se reflete “em toda a sua produção literária”, finaliza.

A Assembleia do Nobel é composta por 50 professores do Instituto Karolinska e concede o Prémio Nobel da Literatura, que também já foi entregue ao escritor português José Saramago.

Han Kang


한강 Han Kang nasceu em 1970 na cidade sul-coreana de Gwangju antes de, aos nove anos de idade, se mudar com a família para Seul. A escritora vem de uma formação literária, sendo o seu pai um romancista também conhecido. Paralelamente à escrita, dedicou-se também à arte e à música, o que se reflete em toda a sua produção literária.

Partilhe