International Talents for Innovation promove o investimento internacional na inovação

Evento reúne parceiros do ecossistema nacional da área da inovação e empreendedores internacionais que estão a investir em projetos de Investigação & Desenvolvimento + Inovação.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
26 fevereiro, 2025≈ 3 mins de leitura

O International Talents for Innovation procurou debater e promover o investimento internacional em projetos de inovação em Portugal. Organizado pela Universidade de Coimbra (UC), em parceria com a Empowered Startups, o evento reuniu parceiros do ecossistema nacional da área da inovação e empreendedores internacionais que estão a investir em projetos de I&D+I (Investigação & Desenvolvimento + Inovação), através do HQA Program - um instrumento de atração de financiamento e de empreendedores internacionais experientes para projetos nacionais de inovação.

O Reitor da UC, Amílcar Falcão, vê este evento como "um bom sinal" do trabalho desenvolvido pela Universidade de Coimbra nesta área. "A UC tem um histórico bastante grande em relação à criação de empresas, especialmente empresas que partem da própria Universidade e da sua investigação". Além de promover o investimento em projetos de inovação, o International Talents for Innovation permite atualizar conceitos e ferramentas "porque o mundo muda, as coisas mudam e nós temos vindo a notar uma alteração na forma como as spin-offs aparecem".

Amílcar Falcão destaca ainda a parceria com a Empowered Startups, "que nos tem ajudado não só a criar empresas como a trazer financiamento para essas empresas". Após cerca de um ano de colaboração "temos dez empresas novas resultantes desse protocolo, o que é um resultado muito bom e um passo muito importante que demos".

O International Talents for Innovation permite à Universidade de Coimbra "impulsionar a investigação e a inovação em toda a linha", considera o Vice-Reitor para Inovação, Relação com Empresas e Empregabilidade da UC, Nuno Mendonça. "É algo que consideramos de muito interesse quer para uma visibilidade internacional da UC, quer para o desenvolvimento dessas linhas de investigação". Reunir investigadores e empreendores é, segundo Nuno Mendonça, uma oportunidade de "catapultar os investigadores e o seu trabalho para mais patentes e mais linhas de investigação, capacitando aquilo que é a massa crítica científica da Universidade de Coimbra". O Vice-Reitor da UC conclui que este é "um bom caminho para a inovação na Universidade de Coimbra".

Para além de permitir o aprofundar de ligações entre as diferentes entidades, a iniciativa discutiu a importância do HQA Program, ferramenta que já permitiu à Universidade de Coimbra angariar mais de 350 mil euros de financiamento para projetos de I&D com potencial de transferência para a economia. A Pró-Reitora da UC para o Empreendedorismo, Gabriela Fernandes, considera importante dar a conhecer o programa “aos nossos investigadores e docentes para perceberem que podem agarrar e transferir a sua tecnologia para o mercado” através do mesmo. “Ao colocar investigadores e empreendedores no mesmo local, com este trabalho de networking, podem sair daqui novos acordos, é isso o que sempre ambicionamos”, acrescenta.

O International Talents for Innovation decorreu a 26 de fevereiro, no Colégio da Trindade.