Gala presta homenagem a quem é "força e exemplo" no Desporto da UC

O objetivo do evento foi homenagear estudantes-atletas e equipas técnicas e distinguir personalidades, projetos e atividades desenvolvidas na área do desporto que projetaram a imagem da UC a nível nacional e internacional.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
25 setembro, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

O desporto enquanto "alicerce" da Universidade de Coimbra (UC) teve um dos seus pontos altos na noite de 24 de setembro. A Gala do Desporto da UC 2024 juntou estudantes-atletas, dirigentes e equipas técnicas, parceiros, personalidades e entidades, para enaltecer o que melhor se faz e se fez no desporto da Universidade na época 2023/2024.

A Pró-Reitora da UC para o Desporto, Filipa Godinho, elogiou a "inclusão do desporto nas prioridades estratégicas da Reitoria", o que se vem a traduzir nos resultados. Ao "ultrapassar os mais de 25 mil euros em bolsas de mérito desportivo" este ano letivo, a UC revela o investimento feito no alto rendimento. Também outras atividades ligadas ao desporto, como os Jogos Universidade de Coimbra tiveram, em 2023/2024, a maior adesão de sempre com mais de 5.500 participantes. Filipa Godinho acredita que "todos os resultados são verdadeiros trabalhos de equipa". Os prémios entregues na Gala são, para a Pró-Reitora, "sinais claros de reconhecimento de trabalho e desempenho". "Uma comunidade mais ativa e mais saudável, é também uma comunidade mais feliz", defende Filipa Godinho.

"O desporto na UC é muito importante na sua matriz", acrescenta o Reitor da UC, Amílcar Falcão. A gala acaba por se tornar "um momento de balanço do desporto universitário em Coimbra", considera o responsável. O ano letivo que agora termina "foi um ano que correu bastante bem, quer ao nível do alto rendimento, quer ao nível de lazer", adianta o Reitor da UC. Com destaque à "boa representação" nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, "que prestigiam a Universidade e que dão força e exemplo", Amílcar Falcão acredita que estes momentos são fundamentais para "partilhar experiências" e preparar o futuro.

O evento foi ainda marcado pela homenagem aos cinco estudantes-atletas que participaram nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos 2024, realizados em Paris. Catarina Costa (Judo / Faculdade de Medicina) e Camila Rebelo (Natação / Faculdade de Medicina) competiram na vertente olímpica; Diogo Cancela (Paranatação / Faculdade de Ciências e Tecnologia), Tomás Cordeiro (Paranatação / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação) e Telmo Pinão (Paraciclismo / Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física) na paralímpica.

Foi ainda entregue, a título póstumo, o galardão Gala do Desporto ao Presidente do Comité Olímpico de Portugal. "Nesta ocasião, também não posso deixar de lembrar o desaparecimento de José Manuel Constantino, justamente reconhecido com o Galardão Gala do Desporto, por tudo o que fez para tornar o desporto olímpico português mais rápido, mais alto, mais forte", afirma o Reitor da Universidade de Coimbra.

A Gala do Desporto da Universidade de Coimbra 2024 teve lugar a 24 de setembro, no Pavilhão I do Estádio Universitário da UC.

Prémios Gala do Desporto da UC 2024


- Atleta do Ano: Joana Dinis (futsal);

- Atleta do Ano: Iago Bebiano (canoagem);

- Equipa do Ano: Ténis Feminino;

- Treinador do Ano: Rui António Fernandes (canoagem).

- Troféu Liga Académica (Jogos Universidade de Coimbra): Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da AAC

- Prémio Carreira Dual (que reconhece a conciliação dos percursos académicos e desportivos, sendo atribuído aos estudantes-atletas que concluíram os seus estudos na Universidade de Coimbra em 2023/24): Gabriel Lopes (natação) e João Costa (futsal)

- Prémio Ética e Fair Play: Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço

- Galardão Gala do Desporto da UC: Presidente do Comité Olímpico de Portugal (2013-2024), José Manuel Constantino, a título póstumo.

Homenagem aos estudantes atletas de alto rendimento que participaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos - Paris 2024: Camila Rebelo, Catarina Costa, Diogo Cancela, Telmo Pinão, Tomás Cordeiro.

Partilhe