Fórum de Psicólogos em Contexto Escolar reúne cerca de 100 profissionais na UC
"Ensino Superior: Preparar a transição antes da mudança" é o tema da 1.ª edição do Fórum de Psicólogos em Contexto Escolar.
A 1.ª edição do Fórum de Psicólogos em Contexto Escolar reúne cerca de 100 profissionais na Universidade de Coimbra (UC). O dia é dedicado a explorar boas-práticas e ferramentas de apoio à transição para o Ensino Superior.
"Achei todo o conteúdo muito interessante para a minha atividade, faz tudo muito sentido", considera o psicólogo escolar, Inácio Castro. Neste Fórum espera encontrar "pistas para a reflexão e para eventualmente ir ao encontro de respostas" para os principais desafios que enfrenta hoje em dia: a "grande diversidade que existe nas escolas e a falta de recursos".
Para a psicóloga Catarina dos Santos, um dos pontos altos da ação formativa são os workshops. Inscrita em "SMS – Sucesso, Mente e Saúde: Programas para escolas, jovens e famílias", Catarina dos Santos prevê "adquirir novas ferramentas para implementar com os alunos, uma vez que a escola está a ser cada vez mais um contexto difícil".
Do total de inscritos, perto de 60% são alumni, "é bom ter o regresso dos nossos antigos estudantes nesta formação ao longo da vida", realça a Vice-Reitora para o Ensino e Atratividade da UC, Cristina Albuquerque. "Gratifica-nos muitíssimo o facto desta formação corresponder às necessidades e aos anseios dos psicólogos educacionais."
Refletir sobre os desafios de adaptação ao Ensino Superior, fomentar uma ponte colaborativa entre a Academia e os diversos agentes educativos e fortalecer o papel da psicologia no sistema escolar são os principais objetivos do curso, "cumprindo aquele que é um dos objetivos fundamentais da Universidade que é a devolução do saber à sociedade e a construção de novas perspetivas a partir da investigação que tem sido feita", reitera Cristina Albuquerque.
A programação do Fórum de Psicólogos em Contexto Escolar "foi elaborada por um conjunto de professores, estudantes e de técnicos que trabalham precisamente nestas questões da relação entre o ensino secundário e o ensino superior", destaca a Diretora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Paula Paixão. Para além dos participantes poderem ouvir testemunhos de colegas e dos próprios estudantes, vão também ter oportunidade de visitar o Património Histórico da UC. O dia termina com a mesa redonda "Preparar Jovens, Escola e Família para a mudança", porque "este período de transição abrange não apenas os jovens, como as suas famílias", lembra Paula Paixão.
O curso, que tem a duração de 8 horas, é certificado pela Universidade de Coimbra e financiado pelo Plano de Recupeção e Resiliência.