Filipa Bessa põe "os pontos nos iii" sobre os microplásticos

A investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra é a convidada da próxima sessão de Pontos nos iii - Science Beer Talks. A 21 de agosto, Filipa Bessa vai ao UC Exploratório falar sobre "Como os microplásticos contam a nossa história?"

UE
UC - Exploratório
16 agosto, 2024≈ 4 mins de leitura

© DR

A poluição por plásticos é uma preocupação crescente, estimando-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico terminem no oceano todos os anos. As espécies aquáticas estão particularmente vulneráveis a este tipo de poluição e podem interagir com pedaços de plástico através do seu emaranhamento e ingestão, causando danos físicos e potenciais efeitos tóxicos. Entre os tipos de poluição, os microplásticos, definidos como partículas de plástico com menos de 5 mm, são particularmente preocupantes devido à sua ubiquidade no ambiente, incluindo praias, rios e mares. "Como os microplásticos contam a nossa história?" é a questão de partida de Filipa Bessa para o próximo ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks, a decorrer a 21 de agosto, pelas 18 horas, no UC Exploratório.

De que forma os cientistas abordam esta temática de modo a entender a sua origem, o percurso no ambiente e os seus potenciais efeitos? O que nos dizem os microplásticos que se encontram no ambiente? Como rastrear a sua origem? Que soluções teremos à nossa disposição? Como podemos comunicar de forma clara esta temática para o público em geral? Estes e outros temas vão ser abordados na próxima sessão, numa iniciativa do UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Filipa Bessa é investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (UC). No percurso académico soma um mestrado em Ecologia Marinha e um doutoramento em Biociências pela UC. Atualmente é investigadora no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), onde avalia a poluição por microplásticos nos ambientes marinhos e costeiros e as suas interações com espécies aquáticas. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais sobre esta problemática, integrando o comité de cientistas responsáveis pelo acompanhamento do estado da arte do grupo “Micro e nano plásticos” que apoia a Comissão Europeia.

Em paralelo, Filipa Bessa tem desenvolvido iniciativas de comunicação de ciência para o público em geral (workshops, palestras e exposições temáticas), participando em projetos e ações de sensibilização ambiental direcionados para a temática do lixo marinho. Partindo de um gosto pessoal pela fotografia, tem produzido exposições pop-up de composições de imagens macro que vai captando em laboratório, que transmitam conceitos científicos e aproximem o público da ciência. Foi a vencedora do concurso de fotografia macro, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no âmbito da campanha Clean Seas, com a fotografia intitulada “SeaPlasticSalt”.

Pensado num formato de conversa informal e descontraída, o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks teve início em 2016, em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) e a Cervejeira Praxis. Com sessões mensais, o ciclo de conversas com cientistas acontece, agora, na terceira quarta-feira de cada mês, entre as 18 e as 19 horas.

Já na oitava edição, o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks vai contar, até ao final de 2024, com a participação de Manuel Portela (18 de setembro), Paula Silva (16 de outubro), Walter Rossa (20 de novembro) e Victoria Bell (20 de dezembro).