Estão abertas as candidaturas aos novos mestrados da UC em Inteligência Artificial e Computação Musical e Design de Som

As candidaturas aos dois novos mestrados, que vão decorrer no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz, decorrem de 2 a 13 de setembro.

02 setembro, 2024≈ 3 mins de leitura

As candidaturas decorrem de 2 a 13 de setembro.

© DR

O Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz vai acolher neste novo ano letivo (2024/2025) dois novos cursos de 2.º ciclo, coordenados pelo Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia: o Mestrado em Inteligência Artificial e o Mestrado em Computação Musical e Design de Som. As candidaturas decorrem de 2 a 13 de setembro.

A criação desta nova oferta formativa de 2.º ciclo resulta da crescente procura por profissionais especializados nestas áreas e da importância de formar líderes em inovação tecnológica, em resultado do crescimento destes mercados.

O Mestrado em Inteligência Artificial visa formar profissionais com capacidade para projetar, analisar, implementar e aperfeiçoar soluções de inteligência artificial (IA) para contextos científicos e industriais, capacitando-os para identificar oportunidades e liderar a inovação tecnológica neste domínio, inclusivamente através do empreendedorismo. Este curso assume um cariz inovador ao propor-se a adotar abordagens pedagógicas específicas de IA, conjugando os aspetos teóricos com os práticos, respondendo assim às necessidades reais de pessoas e organizações na criação de sistemas inteligentes. Mais detalhes sobre o plano de estudos, as candidaturas e as propinas estão disponíveis aqui.

Através de um programa interdisciplinar que combina ciências da computação, engenharia, design e arte, o Mestrado em Computação Musical e Design de Som visa formar profissionais especializados nas áreas da computação musical e do design de som, explorando a convergência entre música, tecnologia digitais e as indústrias criativas. Pretende enriquecer a oferta formativa desta área, promovendo um ensino interdisciplinar e atento ao papel cada vez mais importante que as ciências da computação têm vindo a desempenhar no domínio das artes. Mais informações sobre o plano de estudos, as candidaturas e as propinas podem ser consultadas aqui.

De recordar que o Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz vai receber também no ano letivo 2024/2025 um novo curso de 1.º ciclo, coordenado pelo Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia: a Licenciatura em Biologia Marinha. Saiba mais aqui sobre este novo curso.