Estão abertas as candidaturas à 6.ª edição dos Prémios Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar

As candidaturas decorrem até 6 de dezembro de 2024. Podem candidatar-se a este financiamento investigadores da Universidade de Coimbra em início de carreira, que apresentem projetos que cruzem várias disciplinas.

N(
NAE c/Catarina Ribeiro (texto)
A(
Ana Bartolomeu e Karine Paniza (vídeo)
14 outubro, 2024≈ 3 mins de leitura

© DR

Até 6 de dezembro de 2024, estão a decorrer as candidaturas à 6.ª edição dos Prémios Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar, iniciativa que financia projetos de investigação interdisciplinares de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) em início de carreira. Vão ser financiados cinco projetos, num total de 100 mil euros (20 mil euros por projeto), com o apoio da Fundação Santander Portugal.

Desde a sua criação, já foram apoiados 24 projetos de investigação, com um investimento de 480 mil euros. Em cada edição, têm sido financiados até cinco projetos, um por cada área estratégica da UC: Saúde; Clima, Energia e Mobilidade; Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente; Digital, Indústria e Espaço; e Património, Cultura e Sociedade Inclusiva.

Podem candidatar-se a este financiamento investigadores da Universidade de Coimbra em início de carreira (isto é, até dez anos após a defesa de doutoramento), que apresentem projetos que cruzem várias disciplinas. O Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Investigação, João Ramalho-Santos, explica que “todas as equipas que submetem o projeto, além do investigador responsável, têm de ter investigadores de vários centros de investigação, cobrindo várias disciplinas”.

Além da promoção da colaboração entre diferentes áreas do saber, os Prémios Projetos Semente de Investigação Interdisciplinar têm a missão de servir como suporte para alavancar futuros projetos de investigação. “Como o próprio nome indica, estes prémios servem como semente para carreiras que estes investigadores possam vir a ter no futuro, concorrendo depois com projetos mais ambiciosos a financiamentos maiores”, destaca João Ramalho-Santos. Os projetos apoiados servem, portanto, “para os jovens investigadores da UC testarem uma ideia, montarem uma equipa, fazerem colaborações a vários níveis, como com empresas, hospitais ou associações de doentes”, acrescenta.

Os dados das edições anteriores revelam que esta iniciativa tem permitido criar sinergias também fora da Universidade de Coimbra. Por exemplo, o projeto Regeneration of used lubricant oil by supercritical CO2 - a process towards circular economy and environmental health (NeWLOife), coordenado pela investigadora do Departamento de Química e do Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Cecília Santos – uma vencedora da 4.ª edição – estabeleceu uma parceria com a Sogilub – Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, Lda. com o objetivo de reduzir o elevado impacto ambiental dos óleos lubrificantes, e viu aprovado financiamento adicional que vai permitir desenvolver a ideia-base apresentada neste concurso promovido pela UC.

O projeto IMAGINÁRIA: Valorização e Proteção Participativa do Património Escultórico do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, coordenado pela investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura e docente da Faculdade de Letras, Sandra Costa Saldanha, – um dos projetos premiados na 2.ª edição – dedicou-se ao estudo interdisciplinar do património escultórico do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, e tem contribuído para a projeção internacional do património da UC e o estabelecimento de novas colaborações.

O prazo para a submissão de candidaturas termina às 17 horas do dia 6 de dezembro. As candidaturas são feitas em www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/seedprojects-uc/edicao-2025/.

Na referida página estão também disponíveis informações sobre júri e normas deste concurso. O carácter interdisciplinar implica que a equipa do projeto apresentado a concurso tenha investigadores de, pelo menos, duas unidades de investigação da UC de áreas científicas diferentes.

Partilhe