Especialistas da UC participam no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial

No dia 16 de setembro, Walter Rossa vai conduzir a conferência "Gestão do Património Mundial: o desafio da 3.ª Modernidade”. Já Alfredo Dias vai participar no painel "Salvaguarda e Processos Colaborativos", com a intervenção "Conservação e Sustentabilidade – A intervenção no Paço das Escolas", a 17 de setembro.

13 setembro, 2024≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra é, desde 2013, Património Mundial da UNESCO.

© UC | DCom

Dois especialistas da Universidade de Coimbra (UC) vão participar, na próxima semana, no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial, que este ano vai decorrer em Portugal.

Na segunda-feira, dia 16 de setembro, pelas 10h30, o professor catedrático do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e titular da Cátedra UNESCO "Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa", Walter Rossa, vai conduzir a conferência inaugural do encontro, intitulada "Gestão do Património Mundial: o desafio da 3.ª Modernidade”.

Já o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, vai participar no painel "Salvaguarda e Processos Colaborativos", que vai decorrer na terça-feira, dia 17 de setembro, pelas 9h30, com a intervenção "Conservação e Sustentabilidade – A intervenção no Paço das Escolas".

Organizados intercaladamente por Portugal e Espanha, os Encontros Ibéricos de Gestores do Património Mundial têm vindo a reunir especialistas responsáveis pela gestão de sítios destes países inscritos na lista de Património Mundial da UNESCO, sendo um marco importante de análise, troca de informações e partilha de boas práticas em áreas relevantes para a proteção, a conservação e a valorização deste património.

Em 2024, o encontro vai acontecer em Portugal, na Paisagem Cultural de Sintra, tendo como entidades organizadoras a Comissão Nacional da UNESCO, a Património Cultural I. P. e a Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A., entidade gestora do Bem Paisagem Cultural de Sintra.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis aqui.

Partilhe