Editoras universitárias assinam o Acordo de Guadalajara
O documento foi assinado por 507 editoras entre as quais se inclui a Imprensa da Universidade de Coimbra.
Reconhecer e promover o Espanhol e o Português como línguas científicas, impulsionar a circulação efetiva de conteúdos e incentivar a futura criação de uma Rede Ibero-Americana de Editoras Universitárias Científicas são alguns dos objetivos do Acordo de Guadalajara.
No âmbito do XI Foro Internacional de Edición Universitaria y Académica, celebrado na Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara 2024, o acordo foi assinado a 5 de dezembro.
Delfim Leão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC), esteve presente em representação da Associação Portuguesa de Editoras de Ensino Superior (APEES), da qual a Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) é sócia fundadora, para firmar o Acordo de Guadalajara. O responsável da UC foi mandatado por João Caetano, presidente da APEES.
O documento, que reúne mais de 500 editoras de instituições de ensino superior e centros de investigação do espaço ibero-americano, tem como objetivo garantir a difusão universal dos conteúdos produzidos pela ciência e procura alinhar-se com a declaração da VI Reunião de Ministros e Altas Autoridades Ibero-americanas de Ciência, Tecnologia e Inovação realizada em Valência a 10 de outubro de 2024.
Mais informações sobre o evento aqui.