Edifício II da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação traz novos espaços de ensino e investigação à FPCEUC

Após ter sido alvo de profundas obras de requalificação, o espaço, localizado na encosta de São Jerónimo, foi inaugurado esta terça-feira, 25 de fevereiro.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
RS
Rui Simões
25 fevereiro, 2025≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

Após uma profunda requalificação, a Universidade de Coimbra (UC) inaugurou, a 25 de fevereiro, o Edifício II da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC). Localizado na encosta de São Jerónimo, o edifício histórico, que já serviu como lavandaria e oficinas do antigo hospital universitário, passa agora a estar totalmente dedicado às atividades da FPCEUC e do seu Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). O investimento superior a dois milhões de euros permitiu modernizar e adaptar os cinco pisos do imóvel, garantindo acessibilidade total e melhores condições para o ensino e a investigação.

Maria Paula Paixão, diretora da FPCEUC, destacou o orgulho e o alívio sentidos pela comunidade académica ao ver a conclusão de um projeto fundamental para o desenvolvimento futuro da instituição. "Este edifício tem novos espaços que permitem que os elementos da comunidade académica se possam reunir mais facilmente e trabalhar conjuntamente em torno de projetos importantes", afirmou. Acrescentou ainda que "a requalificação e ampliação dos espaços laboratoriais vão favorecer o diálogo entre os diferentes laboratórios, promovendo a troca de ideias".

O Reitor da UC, Amílcar Falcão, realçou a importância desta reabilitação tanto numa perspetiva patrimonial, inserida no património classificado da UNESCO, como no reconhecimento do crescimento da FPCEUC no campo da investigação,"espero que continuem, pois têm correspondido a um aumento de produtividade científica absolutamente assinalável", sublinhou.

O Vice-Reitor da UC para as áreas do Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, mencionou os desafios enfrentados na requalificação do património da universidade e enfatizou que "temos todas as razões para estarmos orgulhosos do que conseguimos atingir, apesar dos muitos sacrifícios que tivemos de fazer".

"Este espaço dignificou a FPCEUC e a Universidade de Coimbra, até no contexto do seu Património Mundial. O edifício ganhou dignidade exterior e interior, dando funcionalidade para as novas exigências que a FPCEUC está a assumir, tanto na investigação como do ponto de vista pedagógico", afirma o subdiretor da FPCEUC, António Gomes Ferreira.

Daniel Rijo, coordenador do CINEICC, destacou o "crescimento exponencial" do centro de investigação desde a sua criação e afirmou que "este novo espaço reforça a responsabilidade e o compromisso de todos em continuar a promover o desenvolvimento do centro".

A intervenção abrangeu uma área de 2.023 m2 e incluiu a reabilitação das fachadas, caixilharias e cobertura, além da criação de acessos principais e espaços de lazer, como a esplanada-varanda sobre a Rua Padre António Vieira. Com a requalificação concluída, a FPCEUC passa a dispor de dezenas de gabinetes, salas de aula, dois espaços híbridos e um anfiteatro, fortalecendo a sua missão pedagógica e de investigação na Universidade de Coimbra.

Partilhe