Duarte Nuno Vieira, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, recebeu na sexta-feira, 28 de março, o Grau de Honoris Causa pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Maria Teresa Soler Roch, professora da Universidade de Alicante, especialista em Direito Financeiro, recebeu igualmente o Grau de Honoris Causa. A cerimónia teve lugar no Salão Nobre do Colégio de Fonseca.
No seu discurso, Angel Maria Carracedo Álvarez, padrinho de Duarte Nuno Vieira, sublinhou que o catedrático em Medicina Legal "cunhou e implementou uma nova disciplina dentro da Medicina Forense: A Medicina Forense Humanitária, que procura aliviar o sofrimento humano e proteger a dignidade de todas as vítimas de conflitos armados e catástrofes".
Duarte Nuno Vieira é presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal, do European Council of Legal Medicine, do Comité do Tribunal Penal Internacional e do Comité Científico da Academia Internacional de Medicina Legal, que também já presidiu; referência mundial na valorização do dano corporal e patologia forense e aspetos humanitários da Medicina Legal, mantém uma estreita colaboração com o Instituto de Medicina Legal da USC.
Mais informações aqui.