Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC celebra 33 anos com homenagens, reconhecimento e aposta no futuro

A FCDEFUC comemora a trajetória de excelência na formação, investigação e ligação ao meio desportivo.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
20 fevereiro, 2025≈ 4 mins de leitura

© UC | DCOM

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) celebrou a 19 de fevereiro, o seu 33.º aniversário, reforçando o compromisso com a excelência no ensino, a investigação e a ligação ao mundo do desporto. A cerimônia comemorativa teve lugar no Auditório Rui de Alarcão, no Estádio Universitário de Coimbra, e incluiu homenagens, conferências e a entrega de prémios.

O Diretor da FCDEFUC, Vasco Vaz, destacou a trajetória da instituição ao longo dessas três décadas, reconhecendo que, apesar de ser uma unidade mais jovem dentro da Universidade de Coimbra, a Faculdade tem vindo a construir uma identidade forte e uma reputação consolidada no ensino e na investigação."Ao longo destes 33 anos, não são muitos, comparados com outras unidades orgânicas da Universidade de Coimbra, mas temos um vasto reportório que certamente preencheria muitos capítulos de um volumoso livro", afirmou.

Vasco Vaz também salientou a importância da ligação da Faculdade às infraestruturas desportivas da Universidade de Coimbra, onde está sediada. No entanto, apontou a necessidade de melhorias em algumas dessas instalações. "Estamos num atrativo complexo desportivo na margem esquerda do Rio Mondego, mas carecemos de alguma atenção na preservação de espaços fundamentais, como a pista de atletismo e o Pavilhão III. A edificação de um espaço próprio para a Faculdade, que contemple serviços administrativos, docentes e outras valências, seria uma necessidade premente."

A FCDEFUC orgulha-se da sua forte ligação ao meio desportivo e da qualidade dos profissionais que formou ao longo dos anos. "Temos ex-estudantes a liderar instituições do ensino superior, federações desportivas, seleções e clubes nacionais e internacionais. A nossa formação recomenda-se e está presente no mais alto nível do desporto", enfatizou o diretor.

"Mantemos uma dinâmica ativa, com professores e alunos a participar em conferências e intercâmbios em países como Moçambique, Cabo Verde, Brasil, China e Colômbia. A internacionalização é um pilar essencial para o nosso crescimento", destaca o diretor sobre a crescente internacionalização da Faculdade, com a participação ativa em projetos financiados pela União Europeia, parcerias com federações e instituições internacionais e um aumento na mobilidade de estudantes e docentes através do programa Erasmus.

A Faculdade tem desempenhado um papel fundamental no apoio aos atletas universitários e de alta competição, promovendo avaliações de performance e acompanhamento técnico. "Temos tido uma enorme procura dos nossos serviços especializados por federações e instituições desportivas. Já iniciámos uma parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem e estamos a planear colaborações semelhantes com outras federações e o Comité Olímpico de Portugal", explicou Vasco Vaz.

O responsável enfatizou ainda a importância da colaboração com outras faculdades da UC para a criação de pós-graduações conjuntas, como o recém-aprovado Mestrado em Gestão do Desporto, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

"É com grande prazer que aqui me encontro hoje, eventualmente com prazer maior, porque também me formei aqui com muito orgulho", afirma a Pró-Reitora da Universidade de Coimbra para a área do desporto, Filipa Godinho. "Estamos aqui para comemorar, este aniversário, que é um marco muito importante da nossa Faculdade que hoje comemora 33 anos de história, de excelência e com um contributo inestimável para as ciências do desporto".

Ao abordar a questão das infraestruturas, a responsável sublinhou que a Universidade está atenta às necessidades da Faculdade e das instalações desportivas. "O Estádio Universitário tem um papel estratégico para o ensino e a prática desportiva na UC. Continuamos a trabalhar para garantir que estas infraestruturas se mantêm e adequadas às exigências académicas e desportivas", referiu.

Filipa Godinho também enfatizou a importância do reforço das parcerias institucionais da FCDEFUC, apontando que "a colaboração entre a Faculdade e a Universidade tem sido determinante para o crescimento do desporto universitário e para o sucesso dos nossos estudantes-atletas". "O Estádio Universitário é, em primeira instância, da Faculdade de Ciências do desporto e Educação Física, porque a prioridade Universidade é exatamente essa é formar, educar e investigar", conclui.

A programação do evento incluiu uma conferência comemorativa intitulada “Why exercise precision?”, proferida por Luís Sardinha, docente da FMH-UL, que abordou a importância da precisão na prescrição do exercício físico, enfatizando o impacto da investigação científica na otimização do desempenho e bem-estar. Seguiu-se uma mesa-redonda sobre “Sinergia no Futebol: A Importância das Equipas Técnicas Multidisciplinares”, que contou com a participação de Luís Castro e Vítor Severino, sob moderação de Hugo Sarmento.

Além das homenagens, a cerimónia contou ainda com a assinatura de protocolos de cooperação, reforçando parcerias estratégicas para o desenvolvimento da instituição, e a entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, Académico e Menção Honrosa, distinguindo o desempenho e a dedicação de estudantes e profissionais ligados à FCDEFUC.

Partilhe