"Cozinha sem desperdício" é a campanha dos SASUC que arranca no Dia Mundial da Alimentação
Hoje, 16 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Alimentação. Os SASUC lançam uma campanha especial focada no combate ao desperdício alimentar e na promoção de hábitos de consumo sustentáveis. A iniciativa vai ser marcada por um conjunto de atividades que incluem um workshop.
Assinala-se hoje, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. De forma a marcar a efeméride, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) lançam uma campanha especial focada no combate ao desperdício alimentar e na promoção de hábitos de consumo sustentáveis
Assim, durante o almoço de hoje, todas as cantinas da Universidade de Coimbra (UC), com serviço de refeição social, servem uma ementa de prato social preparada com o objetivo de incentivar refeições mais sustentáveis e conscientes. O prato escolhido é pataniscas de pescada , uma opção equilibrada que reflete a preocupação com o aproveitamento total dos alimentos e a minimização do desperdício.
Ainda no âmbito da campanha, os SASUC disponibilizam um e-book gratuito, intitulado “Cozinha Sem Desperdício”, com receitas criativas e práticas para combater o desperdício alimentar em casa. Este recurso digital está disponível aqui.
Para compreender melhor o impacto do desperdício alimentar nas cantinas universitárias, a comunidade UC é convidada a responder a um breve questionário online, disponível aqui. O feedback recolhido será essencial para identificar áreas de melhoria e adaptar as práticas de alimentação nas cantinas.
Amanhã, dia 17 de outubro, às 16h00, os SASUC organizam um workshop de cozinha criativa e sustentável, a ter lugar na Cantina Amarela. O evento, destinado à comunidade UC, visa ensinar técnicas simples e eficazes para transformar sobras de comida em refeições saborosas e nutritivas, promovendo hábitos de consumo mais conscientes e ecológicos. As inscrições são limitadas e estão disponíveis em https://ls.uc.pt/index.php/342612?lang=pt.
Esta campanha dos SASUC surge como uma oportunidade de sensibilizar a comunidade académica para a importância da redução do desperdício alimentar, incentivando escolhas mais responsáveis no dia a dia.