Já começou a Winter School GPS na UC
O curso de gestão de programas e sistema de fundos para a inovação e especialização inteligente utiliza metodologias inovadoras como o Team Based Learning e o Jobshadowing.
O curso Winter School GPS - gestão de programas e sistema de fundos para a inovação e especialização inteligente tem como objetivo sensibilizar os participantes para a importância da inovação aberta e o valor da gestão de programas e projetos colaborativos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação. Promovido pela Universidade de Coimbra (UC), a formação "pretende impulsionar estratégias de especialização inteligente, procurando fomentar iniciativas com elevado impacto societal", explica a Pró-Reitora da UC para o Empreendedorismo, Gabriela Fernandes.
Utilizando metodologias inovadoras como o Team Based Learning e com "participantes de diferentes entidades do ecossistema de fundos", o curso coloca "diferentes atores do ecossistema a trabalhar juntos, a partilharem ideias e a partilharem conhecimento." A iniciativa complementa ainda dois períodos de jobshadowing, para que “os participantes estejam em ambiente real a observar como é que os processos são desenvolvidos.” Gabriela Fernandes destaca ainda a visita à Comissão Europeia, em Bruxelas, para uma compreensão mais aprofundada dos mecanismos de financiamento.
A importância do curso reside na necessidade de "capacitar as pessoas para um apoio qualificado", defende a Administradora Adjunta da UC, Helena Mendes. "Temos tido um sucesso significativo na angariação de financiamento, o que nos exige ter recursos e pessoas capazes de apoiar os nossos investigadores na execução desse financiamento."
Na primeira sessão, o curso contou com a intervenção do formador Artur Santoalla, da Agência Nacional de Inovação, que considera esta formação "extremamente importante". “Uma das dimensões que é relevante para que a implementação das estratégias de especialização inteligente nacionais e regionais decorra da melhor forma é através da capacitação dos atores”, defende o especialista.
A formação decorre na modalidade b-learning, com uma sessão semanal de cinco horas ao longo de nove semanas.