Agradecimento é a palavra-chave para o novo Professor Catedrático Jorge Almeida
O docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC tomou posse em cerimónia na Sala do Senado a 9 de outubro.
“Na minha ótica, uma tomada de posse como professor catedrático remete para a compreensão de como aqui cheguei. E compreender como aqui cheguei está intimamente ligado a agradecer a todas e todos os que me carregaram até aqui”, admite Jorge Almeida, novo professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).
Muitos agradecimentos marcaram os discursos do professor catedrático da FPCEUC que tomou posse a 9 de outubro na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC). À família, colegas e muitas outras pessoas que o ajudaram a chegar ao “ponto mais alto” da sua carreira académica.
O docente reconhece que os “últimos 11 anos foram, sem dúvida, cheios” já que admite que “trouxe bastante à nossa casa”. Jorge Almeida foi o primeiro investigador a receber apoios do European Research Council (Conselho Europeu de Investigação – ERC) para um projeto português da área da psicologia, o “ContentMAP” e ainda recebeu um financiamento, no âmbito das ERA Chair Actions, que permite potenciar a investigação na UC, sendo o coordenador da ERA Chair “CogBooster”.
Para o docente, tomar posse como professor catedrático “requer também uma visão para o futuro”. Jorge Almeida reconhece a “enorme responsabilidade” e promete “esforçar-se por elevar ainda mais a FPCEUC e a UC”, aquelas que são “as minhas casas”. O professor catedrático promete ainda “lutar por um equilíbrio nas áreas de investigação” da psicologia básica e da psicologia aplicada.
Para finalizar a sua intervenção, Jorge Almeida assegura que há outras ideias pelas quais vai lutar como “a diminuição drástica da endogamia” e a “melhoria dos processos internos na UC”, já que o professor catedrático acredita que “cá estarei, se tudo correr bem, nos próximos 23 a 26 anos para cumprir estas promessas”.
“Existem pessoas que insistem e mostram resultados e este é caso do Jorge Almeida”, revela o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. O Reitor aproveitou ainda para reconhecer a própria FPCEUC pelo "salto que deu" e por ser "seguramente a Faculdade que melhor conseguiu recriar-se".